Blog para artistas profissionais, amadores e curiosos que tem interesse em conhecer e precisam lidar com as burocracias e processos para trabalhar com arte do DF. Sempre com uma linguagem acessível e com várias dicas para ajudar nesses trâmites. Posts novos toda semana!

terça-feira, 19 de maio de 2015

A Saga do DRT - Parte I

Boa tarde!

Abrimos o blog por uma razão muito específica, mas espero que depois dessa razão sanada ele continue sendo usado como uma plataforma de saberes artísticos. 
A razão é a seguinte: nossa heroína, Estrogonofobilda, precisa tirar o DRT! Sim, mesmo depois de anos já formada, ela não havia tirado o tão sonhado e necessário Registro Profissional. Muito porque nunca precisou, muito porque é praticamente impossível conseguir informações sobre esse registro aqui no DF. No entanto, e devido a algumas incríveis circunstâncias nossa heroína provavelmente precisará usar o seu DRT. Então vamos!

- Depois de entrar no site do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e ligar para todos os telefones disponíveis e ouvir a seguinte resposta em praticamente todos: tu tu tu tu tu tu, ela conseguiu se atendida nesse aqui ó: 2031-0108.

- Recebeu as seguintes orientações: Clica em Registro Profissional e preencha os seus dados pessoais. Depois imprima duas cópias do requerimento e entregue aqui (SCS. Quadra-08, Venâncio 2000 Bloco-50, 1º Andar) para ser omologado. Para futuras dúvidas era só ligar para 2031-0102.

- Quando foi procurar no danado do site pelo link Registro Profissional não encontrou foi nada! Procurou pelo celular e por alguma razão o site era um pouco diferente o link foi fácil de encontar. (Tá aqui ó: http://portal.mte.gov.br/delegacias/df/sobre-o-sistema-informatizado-do-registro-profissional.htm).

- Ao preencher o formulário perdiram sua CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). A-HA! A nossa heroína já era uma feliz proprietária de tal carteira! (Caso você não seja, corre e tira! É só ir no Na Hora com Carteira de Identidade, 2 fotos 3x4 recentes e um comprovante de residência recente. Em menos de 10 minutos tá pronta).

- Depois desses dados precisou informar a sua categoria, nesse caso ARTISTA, a função (ator/atriz, diretor, palhaço, etc.) e, por fim, o que comprova sua experiência (diploma de curso técnico/graduação, certificado de curso técnico/graduação, atestado, etc.). Pode adicionar quantas opções quiser.

- Confirme, imprima as duas vias e leve-as, junto com cópia e original de: Carteira de trabalho, Identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de proficiência (diploma, certificado, etc.).

E está finalizada a primeira parte! Uffa! Aguarde as próximas. 

2 comentários:

  1. Eu também tentei conseguir informações sobre o DRT e foi muito difícil de encontrar algo. Mas ouvi falar que eles só dão o DRT se você comprovar que já tem bastante experiência com teatro (se já fez muitas peças, se tem muitos anos que você está fazendo teatro, etc). Por isso é importante juntar tudo que saiu das suas peças, como um anúncio no jornal ou na internet, para levar lá, mostrar para eles e comprovar. Eu não sei se é assim mesmo, mas vale a pena comentar.

    Saudades de vocês, Clarissa Portugal e Teatro PODE! Quando eu tiver tempo livre, vou participar dos workshops!

    Grande abraço,
    João Batista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, João, obrigada pelo comentário. Esses documentos fazem parte do atestado de capacidade profissional. Vamos abordá-lo no próximo post. De qualquer forma, tendo o diploma de graduação e seguindo os passos acima é possível tirar o DRT de atriz/ator. Abraço!

      Excluir